A redinha que embala as peças da nossa Collab já foi rede de pesca!
Compartilhamos o sentimento de cuidado com as pessoas e meio ambiente. Nós da La Vie Sports e a Fernanda Keller ficamos encantadas com essa iniciativa e escolhemos embalar as peças de nossa collab com as redinhas.
O reuso destas redes é uma iniciativa sustentável incrível da Marulho, que tem entre seus benefícios a prevenção da pesca fantasma, que é causada por redes de pesca perdidas ou descartadas no oceano. Elas matam + de 60mil animais por dia no Brasil.
A ideia do que hoje é um negócio de impacto socioambiental (em bom português, uma empresa que lucra ao mesmo tempo que gera impacto positivo social e ambientalmente) começou na metade de 2019 – e só foi possível graças a comunidade de Matariz, na Ilha Grande – RJ.
A Bia e o Lucas, fundadores da Marulho, estavam vivendo por lá e viam os restos de rede que sobravam na região. Como oceanógrafos, eles sabiam que este é um grande problema, principalmente por causa da pesca fantasma.
Então veio a ideia: ”o que fazer com redes de pesca descartadas e evitar a poluição por plástico no mar?”com eles propomos uma nova forma de ver e viver no mundo.
Daí veio a ideia de começar a usar toda essa rede pra alguma coisa e foi assim que surgiram as redecos, os primeiros saquinhos feitos de rede.
Foi o Seu Filinho, pescador aposentado de 84 anos, que primeiro embarcou nessa com eles e só por meio do conhecimento caiçara dele de costurar as redes que entederam que precisamos valorizar isso. Porque preservar esse saber cultural único, empoderar a comunidade, reutilizar o ao plástico existente (das redes) e evitar o plástico futuro é a coisa mais linda que tem.
O impacto positivo da Marulho em 2021:
500kg de redes de pesca destinadas de forma adequada;
Mais de R$72 mil de renda gerada direto para membros das comunidades de Matariz e Provetá - aumento de 400% em relação ao ano anterior;
Mais mulheres: saíram de 8 colaboradores, todos homens, para 14 pessoas no total, sendo 5 mulheres;
20 oficinas na comunidade de Matariz para fortalecer e propagar o conhecimento local;
Mais de 8.000 produtos comercializados que foram feitos com redes de pesca descartadas.