Corrida Estacionária: Saiba como fazer e seus benefícios
Já ouviu falar na corrida estacionária? A corrida estacionária é uma modalidade de corrida parada, sem sair do lugar, o que pode soar estranho para alguns. A prática se tornou mais conhecida durante o período de pandemia, já que em muitas cidades pelo Brasil a orientação foi para que se evitasse atividades físicas nas ruas.
+ Veja como melhorar seu treino:
Correr sem sair do lugar não oferece os mesmos benefícios que a corrida normal, pois são usados músculos e dinâmicas de movimento diferentes. A corrida estacionária não exige que você use determinados músculos que, por exemplo, nos impulsionam para a frente. Você estará usando mais as pontas dos pés, o que aumenta a força do tornozelo e da perna. Porém, é uma ótima opção de treino aeróbico quando você quer correr, mas, não tem acesso a uma esteira ou não tem a possibilidade de praticar atividades ao ar livre.
+ Você corre da maneira correta?
Como trata-se de um assunto relativamente novo e que ainda não é de conhecimento geral, vamos listar por aqui seus benefícios e esclarecer a dúvida mais comum: "como fazer corrida parada?"
Seus benefícios:
- Proporciona joelhos mais fortes e saudáveis.
- Desenvolve o equilíbrio, agilidade e coordenação, reduzindo os riscos de quedas e lesões.
- Auxilia na melhora da postura.
- Aumenta a frequência cardíaca, melhora os níveis de açúcar no sangue e queima calorias e gorduras, o que ajuda, junto de outros fatores, na perda de peso.
- Aumenta a função cardiovascular, melhorando a capacidade pulmonar e a circulação sanguínea.
Na hora de treinar, não esqueça de aquecer o corpo, iniciando em ritmo mais lento ou fazendo alguns exercícios de mobilidade. Fique atento, esta é uma atividade que aumenta o ritmo cardíaco rapidinho!
Aqui vão algumas dicas de como a Corrida Estacionária pode ser executada. Se prefefir, você pode fazer o uso de um elástico.
- Com elástico:
Prenda-o em um lugar seguro e firme. A altura ideal para encaixá-lo é na cintura, exatamente na altura do quadril. Fique a uma distância em que o elástico exerça uma boa resistência, preste atenção na sua respiração e inicie sua corrida!
- Sem elástico:
Com as pernas paralelas, sem sair do lugar, inicie o movimento de corrida. De forma alternada, os joelhos devem subir até a altura do quadril, flexionando as pernas de forma que o calcanhar se aproxime do bumbum. Os braços se mantém flexionados, se movimentando de forma natural, no rítimo das elevações das pernas.
+ Confira: roupas perfeitas para trazer ainda mais funcionalidade aos seus treinos
Você já tentou correr sem sair do lugar? Esperamos que essas dicas sejam úteis pra você e te ajudem a ter mais flexibilidade pra manter seus treinos em dia.